Na madrugada do dia 02 de junho, a Lua e a Spica (estrela alfa) da constelação de Virgem estarão em conjunção.
A separação angular entre Lua e Spica será de 7° entre as 3 horas e 4 horas de madruga, porém, a Lua se põe as 3 horas e 31 minutos.
Mas não se preocupe! A aproximação entre Lua e Spica pode ser observada durante toda a noite do dia 01 de junho até o momento em que a Lua se põe na madrugada do dia 02 de junho. Veja a animação abaixo.
Siga nossas redes sociais
Conhecendo o Céu
As conjunções são uma ótima oportunidade de conhecermos o céu. Com a Lua próximo a estrelas e planetas, fica uma mais fácil de reconhecer a posição dos astros no céu. Nesta ocasião, com a Lua próximo a Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem (magnitude +0,98).
Veja o mapa abaixo, observe o céu e conheça a constelação de Virgem.
Medindo o céu
Na astronomia podemos estimar a separação e o tamanho dos astros usando nossas mãos. A imagem a seguir mostra a equivalência em graus para os dedos da mão.
Para que esse sistema funcione, o nosso braço precisa estar estendido. Aponte o dedo para os astros e meça a separação entre eles e seu tamanho. A Lua, por exemplo, mede 0,5°. Um halo lunar ou solar, pode chegar a medir 22°. Faça essa experiência!
Astronomia observacional ao seu alcance!
Está publicação faz parte do projeto “Astronomia observacional ao seu alcance!” Conheça mais sobre o projeto aqui.
Bons céus a tod@s!