Nas últimas semanas a internet nos presentou com belas imagens desse cometa no hemisfério norte. Realmente um cometa espetacular para o ano de 2020 que vem abalado por muitos acontecimentos que todos nós já conhecemos.
Após sua exibição no hemisfério norte, com belas imagens e composições, chegou a vez do hemisfério sul. Será que teremos os mesmos resultados?
NEOWISE no Brasil
No Brasil já tivemos registros, mas aqui as condições de observações serão diferentes. Nos próximos dias ele estará se elevando no horizonte, porém, seu brilho ira diminuir, dificultando assim sua observação.
Para Santa Catarina e Rio Grande do Sul a estimativa é a partir do dia 24 de julho no início da noite, o Cometa C/2020 F3 NEOWISE terá magnitude aproximada de +4,0, ou seja, NÃO ESPERE vê-lo da mesma forma que foi registrado no hemisfério norte!
A imagem a seguir apresenta a trajetória do cometa nos próximos dias. Veja que nos próximos dias ele se elevará no céu.
A tabela abaixo pode ser usada junto com a carta acima para auxiliar para registrar o cometa.
Mesmo com a elevação do Cometa no céu do hemisfério sul, teremos grandes dificuldades de observar e fazer seu registro devido a diminuição de sua magnitude ao longo dos dias.
Mesmo com essa adversidade, encorajamos a todos a não deixar de buscar por esse cometa para observar e registrar.
NÃO DEIXE DE OBSERVAR!
Mesmo com essa adversidade, encorajamos todos a não deixar de buscar por esse cometa para observar e registrar.
Siga nossas redes sociais
Neowise em Chapecó e região
Na terça-feira iniciamos uma caçada para encontrar o melhor local de observação para o Cometa C/2020 F3 NEOWISE em Chapecó. A grande dificuldade era encontrar um horizonte noroeste até o norte livre, felizmente conseguimos encontrar.
Em uma tentativa no dia 23 de julho, conseguimos registra o Cometa Neowise. As efemérides indicavam a possibilidade, mas seria muito difícil, e foi!
Alguns motivos:
- O pôr do Sol ocorreu as 17:59 (horário local) e a noite astronômica inicio as 19:20 h. Como precisamos de fotografia de longa exposição, o crepúsculo vespertino dificultavam a obtenção das imagem;
- A Lua estava próximo da posição do cometa, mas não foi o fator determinante;
- A altura do cometa estava muito próxima ao horizonte e temos muitos problemas nessa posição, como por exemplo, nuvens, poluição luminosa e atmosférica e obstáculos naturais;
- Como precisávamos de um céu mais “escuro” e isso ia ocorrer de forma efetiva a partir das 19:20 , o cometa nesse horário já teria se posto (19:15 no dia 23/07).
O que fizemos? Usamos a técnica de longa exposição mesmo com o brilho do crepúsculo. Foram muitas fotos sequencias, variando exposição, ISO e ampliação da lente da câmera. O primeiro registro aconteceu as 18 horas e 05 minutos e último 18 horas e 58 minutos, e foi nesse último clique que paramos para ver se ele tinha aparecido. Ele estava lá.
Na verdade ele apareceu bem antes, as 18 horas e 39 minutos.
Na imagem a seguir o registro do último frame do dia 23 de julho as 18 horas e 58 min, onde o cometa já aparece um pouco melhor, mas sem sua calda (devido as condições do crepúsculo, altura e exposição da fotografia).
Detalhe da imagem com o cometa.
Como observar e registrar o Cometa NEOWISE?
Olho desarmado
Para observar este cometa a olho desarmado você precisará de um local afastados das luzes poluentes da cidade e com o horizonte noroeste – norte desimpedidos. Com a elevação no horizonte ele poderá ser observado muito tênue, mas é possível observar e dependerá principalmente da adaptação dos olhos ao local, ele precisa ser o mais escuro possível. Telescópios e binóculos auxiliarão na observação da coma e núcleo.
Fotografia de longa exposição
Com uso de uma câmera fotográfica ou celular que tenha opções de controle de exposição liberadas é possível fotografa-lo. Você deve ajustar sua câmera para uma fotografia com exposição de 10 a 15 segundos. O ISO, ou sensibilidade do sensor, deve ser elevado, variando entre 1000 a 3600 dependendo da câmera. O diafragma ou abertura da lente deve ser a máxima possível, esse valor depende de cada lente. Valores de f/1.4 a f/3.5 são os ideais.
Divulgue suas imagens
Divulgue suas imagens enviando para instagram o facebook: @astronomiachapeco ou enviar no email: contato@astronomiachapeco.com.br
Seu registros podem ser enviados também a Sessão/Comissão de Cometas acessando http://www.rea-brasil.org/cometas/
Conclusão
Mesmo com as dificuldades apresentadas, não deixe de tentar! Caso você não consiga localizar ou registrar, aproveita para observar a Lua, olhar as estrelas e admirar um pouco o céu.
Boa céu a tod@s