No mês de junho a Lua estará em conjunção com todos os planetas do Sistema Solar, isto é, ótimas oportunidades de observar o céu noturno. No dias 08 e 09 de junho, a Lua esteve em conjunção com os planetas Júpiter e Saturno.
Lua, Marte e Netuno
Ainda nesta semana, a Lua terá um encontro no céu noturno com Marte e Netuno. A Lua, Marte e Netuno estarão em conjunção as 23 horas, mas só estarão visíveis no céu a partir da 0 hora e 30 minutos até o amanhecer do dia 13 de junho, ambos na constelação do Aquário. Acompanhe a animação a seguir:
Siga nossas redes sociais
Cadê Netuno?
Ops! Não foi erro de edição. Como você já percebeu na animação, o planeta Netuno não aparece, isso porque a magnitude visual de Netuno é de +7,9. Nossos olhos consegue ver astros com até magnitude +6,0. Com a Lua por perto fica um pouco mais difícil, pois o brilho da Lua faz com que nossas pupilas se fechem, recebendo assim, uma menor quantidade de luz.
Mas por que destacar Netuno?
Na animação, ele aparece destacado como um “simbolo de alvo”, mostrando sua posição no céu. Com aproximação aparente entre Marte e Netuno, os observadores munidos de um telescópio, tem uma referência para observação. Localizar Netuno ficará mais fácil, pois eles também estarão em conjunção, com separação angular de 1,6°.
As imagens mostram a separação dos dois astros entre os dias 12 a 16 de junho a 01 hora e 30 minutos.
Urano, agora é sua vez!
No dia 17 de junho é a vez da Lua encontrar o planeta Urano para conjunção. Os dois astro estarão visíveis no céu a partir das 4 horas da madrugada com a Lua ao iluminada em 14,8% e separação angular de 3,6° ao norte.
Urano está no limite de observação visual com magnitude aparente de +5,8 e com a brilho da Lua será mais difícil observar a olho nu, mas tendo a Lua como referência, os observadores que possuem um telescópio poderão observa-lo.
Eventos Astronômicos em Junho de 2020
Saiba quais eventos astronômicos observar em Junho de 202
Registro Fotográfico
Na madrugada do dia 13 de junho de 2020 as 03 horas da madrugada, com uma leve formação de nuvens, foi possível registrar a conjunção da Lua, Marte e Netuno.
Como mostram as imagens, Netuno aparece somente na exposição fotográfica. O brilho da Lua em fase minguante interferiu no qualidade da fotografia. As imagens ampliadas é possível ver Netuno com sua cor azul anil e claro, Marte com a sua cor avermelhada.
Para a fotografia foi usada uma câmera Canon 5D Mark III e lente 50 mm com abertura f/1.4, ISO 500 e 3,2 segundos de exposição.
O que é conjunção?
Segundo Mourão (1987), conjunção é a “configuração apresentada por dois astros ou naves espaciais no instante em que as suas longitudes geocêntricas, ou as suas ascensões retas atingem um mesmo valor”. assim veremos esses astros aparecem perto um do outro no céu com pequenas separações angulares.
Conhecendo o Céu
Mais uma ótima oportunidade de conhecer o céu. Com a Lua próximo a estrelas e planetas, fica uma mais fácil de reconhecer a posição dos astros no céu. Aqueles que possuem um telescópio poderão observar a Lua, Marte, Urano e Netuno.
Medindo o céu
Na astronomia podemos estimar a separação e o tamanho dos astros usando nossas mãos. A imagem a seguir mostra a equivalência em graus para os dedos da mão.
Para que esse sistema funcione, o nosso braço precisa estar estendido. Aponte o dedo para os astros e meça a separação entre eles e seu tamanho. A Lua, por exemplo, mede 0,5°. Um halo lunar ou solar, pode chegar a medir 22°. Faça essa experiência!
Astronomia observacional ao seu alcance!
Está publicação faz parte do projeto “Astronomia observacional ao seu alcance!” Conheça mais sobre o projeto aqui.
Bons céus a tod@s!